sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sucos Desintoxicantes I


Você não precisa iniciar com mudanças radicais na sua alimentação para manter ou criar a saúde do seu corpo.

Um primeiro passo importante, para ativar um fluxo diário de limpeza e desintoxicação de todas as impurezas do organismo, é fazer uso de sucos desintoxicantes no seu cardápio matinal, lembrando que devem ser necessariamente frescos, ou seja, ingeridos imediatamente após seu preparo.

Tais sucos são um coquetel de vitalidade e nutrição básica da vida, que previnem doenças, despertam órgãos e sistemas, facilitam todas as trocas e ajudam na mobilização de todas as toxinas e venenos presentes no organismo.

Sucos não devem ser encarados de forma direta como remédios. Inicialmente eles são um concentrado de alimentos vegetais crus, frescos e nutritivos que oferecem ao corpo energia, vitaminas, sais minerais e fibras, para que ele se mantenha saudável. Vitalizado!

ALERTA: nada de trocar almoço ou jantar por suco. Os sucos desintoxicantes são r uma ferramenta de sustentação aos novos hábitos alimentares, ao despertar da consciência. O ideal é que seja ingerido pela manhã em jejum, momento mais adequado do dia, quando o corpo humano está mais preparado para a mobilização (eliminação) dos seus excretos. Outro momento adequado seria no intervalo da manhã ou da tarde, quando aguardamos o melhor horário para a próxima refeição principal.

Os benefícios dos sucos desintoxicantes são numerosos, porque sendo líquidos favorecem a pronta e intensa absorção dos nutrientes. Vejamos alguns destes benefícios:
- Melhora o sistema cardiovascular, inclusive no controle da hipertensão, quando ajuda na desintoxicação do sangue;
- Aumenta a disposição e a hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos;
- Ajuda na melhoria da qualidade do sono, da memória e da lucidez;
- Ativa o sistema imunológico, portanto previne o câncer e aumenta a resistência a gripes e resfriados;
- Aumenta o volume e o trânsito intestinal, prevenindo problemas de constipação;
- Ajuda na tonificação dos pulmões, rins e fígado.

Evite tomar sucos industrializados e concentrados de caixinha, garrafa ou lata. Os ingredientes passam por uma espécie de aquecimento (pasteurização) para evitar a deterioração, além dos famosos aditivos e conservantes químicos.

O suco fresco, contendo frutas, raízes, folhas e sementes, é sem dúvidas, o mais saudável e terapêutico. Deve ser ingerido imediatamente após o seu preparo, para que não oxide e perca seus efeitos terapêuticos e nutricionais. Outro detalhe: não se coloca açúcar ou adoçantes nos sucos desintoxicantes, pois devemos compreender que: não se coloca veneno no remédio. A idéia é fazer uso de frutas bem doces e secas para acertar o tom de prazer e doçura de cada suco.

Estes Sucos Desintoxicantes são bem bacanas
- De frutas cítricas: fonte de ácido cítrico e vitamina C, são laxantes, mineralizantes e antioxidantes, retardando o envelhecimento e prevenindo doenças;
- De cenoura com maçã e aipo: um bom revigorante, mineralizante, um enraizador;
- De folhas verdes: ricos em clorofila (magnésio) e fibras, trazem serenidade e ativam todo o sistema digestivo. Energiza, limpa o sangue e combate a prisão de ventre. Misture sempre com o limão e uma fruta doce (maçã, manga, mamão formosa, caqui) para proporcionar a perfeita fixação do ferro;
- De alimentos ricos em betacaroteno: ajudam a prevenir certos tipos de câncer. São eles a cenoura, manga, tomate, abóbora, agrião, espinafre, beterraba e brócolis.

IMPORTANTE

Prepare os sucos em casa com frutas e hortaliças frescas, preferentemente orgânicas (principalmente pepino, berinjela, tomate e morango), e muito bem lavadas. Tome o suco imediatamente após o seu preparo e não guarde sobras na geladeira ou congele. Após 5-10 minutos de preparo eles não terão mais as mesmas propriedades terapêuticas e nutricionais.

Você poderá prepará-los no liquidificador ou na centrífuga, pois para cada caso existe uma forma mais indicada. Para constipados recomendo no liquidificador sem coar. Para doenças agudas ou crônicas, onde a recuperação precisa ser urgente, recomendo na centrífuga.

O ideal é tomá-lo ao natural, ou seja, sem adoçar. Aproveite para apreciar melhor o sabor dos alimentos "in natura" e começar a reduzir suas necessidades de ingerir açúcar em excesso.

Evite usar água, pois a idéia é que sejam coquetéis concentrados de vitalização instantânea. Quando preparados no liquidificador é comum precisar acrescentar 1/2 copo de água (que pode ser de coco ou suco espremido previamente) e tendem a ficar bem cremosos. Neste caso, beba mastigando-o. Quando na centrífuga não é necessário colocar água e os sucos saem bem líquidos, porém super fortes.

Estes Sucos Desintoxicantes são INFALÍVEIS

Imunidade: 2 maçãs + 1 laranja descascada deixando a parte branca + ramos de manjericão + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.

Calmante: 1 cenoura + 1 maçã + 1/2 molho de alface (talo incluso) + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.

Desintoxicante: 1 cenoura + 1 pepino (com casca) + 1/2 beterraba média crua + 1/2 xícara (chá) de talos e folhas de hortelã + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.

Digestivo: 1 xícara (chá) de abacaxi em cubos + 1 cenoura + 1 xícara de talos de erva-doce + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.

Energético: 1 xícara (chá) de uva itália sem as sementes + 3 kiwis + 1 laranja pêra descascada deixando a parte branca.

Mousse laxante: 1 fatia de mamão formosa (o mamão papaia é mais calórico e contém muito agrotóxico) + suco de 1 laranja + suco de 1 limão + 5 ameixas secas sem caroço (ou 2 colheres de sopa de uva passa sem caroço). Bater tudo no liquidificador e tomar sem coar.

Engana fome: 1 tomate + 1/2 pepino com casca + 1 talo de salsão + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador, temperar com molho shoyo ou uma pitada de sal e tomar no intervalo da manhã ou da tarde.

ESPECIAL Energético - dizem que é o suco do renascimento. Previne gripes, resfriados e potencializa a cura de problemas infecciosos. Ajuda a combater náuseas e deixa a pele suave: 4 cenouras + 1 maçã + 1 suco de 1 limão inteiro (com a casca) + suco de 2 laranjas + 1 pedaço de gengibre. Passar tudo pela centrífuga e tomar imediatamente.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.


Fonte: www.docelimao.com.br

Receitas desintoxicantes para deixar sair

Estas são sugestões para praticar em época de festas, ou fins de semana, quando orgias alimentares levam a problemas digestivos, principalmente estomacais, hepáticos e intestinais.

Trata-se de receitas da Alimentação Desintoxicante, cuja principal ação é “aliviar” e acordar de forma intensa, todos os 5 sistemas excretores: intestinos, fígado, pulmões, rins e pele.

Estes sucos apresentam elevado poder desintoxicante e devem ser tomados frescos (recém preparados) em jejum, logo ao despertar. Depois é preciso aguardar um mínimo de 30 minutos até a refeição matinal. O propósito é que a “ação faxina” a que eles se propõem seja realizada com o organismo vazio (em jejum) e sem interferências digestivas, motivo pelo qual estão na forma líquida.

E, para uma ação mais intensa, tipo tratamento intensivo, o ideal é tomar 3 sucos/dia, sendo o primeiro em jejum e os 2 demais:

- Para emagrecer (*): 1 copo de suco desintoxicante 30 minutos antes das refeições principais.

- Para fortalecer o sistema imunológico e a vitalidade: 1 copo de suco desintoxicante no meio da manhã e outro copo no meio da tarde.

Desta forma serão tomados 3 sucos/dia, ou seja, um pontapé para a conquista de mais saúde e um organismo mais feliz.

Bem, para que estes sucos sejam poderosamente desintoxicantes e terapêuticos é fundamental não colocar açúcar, não diluir muito e não coar, pois são coquetéis concentrados do poder de "deixar sair" venenos e toxinas. Mas, quando a pessoa está por demais debilitada ou muito doente, o ideal é coar, ou prepará-los na centrífuga, pois neste caso os resultados terapêuticos serão mais instantâneos. Entretanto, assim que retomar sua vitalidade, voltar aos sucos sem coar, pois as fibras fazem parte de uma nutrição saudável.

Sucos IONE - TV Gazeta - Suco de Maçã com Hortelã
Ingredientes: 2 maçãs com casca (sem sementes) picada + 1 colher (sopa) de linhaça deixada de molho à noite em ½ copo de água filtrada + 1 xícara (chá) de chá digestivo + suco de 1 limão + 1 xícara (chá) de folhas e talos de hortelã fresco.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Sucos IONE - TV Gazeta - Suco de Caju com Manjericão
Ingredientes: 2 cajus bem maduros picados + 1 xícara (chá) de água de coco + 1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco + 1 colher (sopa) de linhaça deixada de molho à noite em ½ copo de água filtrada.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco Bem Feliz
Ingredientes: 1 xícara (chá) de manga em cubos + 2 folhas de couve + 1 xícara de hortelã (talo e folhas) + 1 colher (sobremesa) de uva passa + suco de 2 laranjas + suco de 1 limão.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco Bem Laxante
Ingredientes: 1 xícara (chá) de mamão-formosa picado + 1 inhame médio picado + 2 ameixas-secas sem caroço + suco de 1 limão + 1 colher (chá) de semente de erva-doce + 1/2 xícara de água de coco (ou água filtrada).

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco Bem Néctar de Uva
Ingredientes: 1 xícara (chá) de uvas + suco de 1 limão + 1/2 xícara (chá) de água de coco + 1 colher (sopa) de linhaça deixada de molho à noite em ½ copo de água filtrada + 1 talo inteiro de funcho (erva-doce).

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco Bem Refrescante e Energético
Ingredientes: 1 xícara (chá) de melancia em cubos (com sementes) + 1 xícara de folhas e talos de hortelã fresco + suco de 1 limão.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco Bem Molotov
Ingredientes: 1 colher (sopa) de linhaça + 2 ameixas-secas sem caroço + 1 copo de água filtrada (ou de coco) + 1 colher (sobremesa) de mel ou melado de cana + 1 pêra ou maçã picada com casca (sem sementes) + 1 fatia de mamão-formosa picado.

Preparo: deixe a linhaça e a ameixa de molho na água por toda a noite. Pela manhã bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Bem Lanchinho
Ingredientes: 1 maçã picada (sem semente, com casca) + 1/2 xícara (chá) de água de coco + suco de 1 limão + 1 colher (chá) de mel ou melado de cana + 1 colher (sopa) de aveia integral em flocos + 2 colheres (sopa) de grão de trigo integral deixado de molho em água filtrada por 8 horas.

Preparo: bata no liquidificador a maçã com a água de coco e o suco de limão. Despeje numa tigela. Acrescente o mel, a aveia e o trigo pré-germinado. Misture e sirva imediatamente.

(*) Neste caso é indicado fazer uso de chá digestivo e desintoxicante tanto no preparo dos sucos, como substituto de água ao longo do dia, pois a obesidade é um sintoma claro de má digestão. Ver receita chá digestivo e desintoxicante

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Fonte: www.docelimao.com.br

Vídeo Alimentos de Luz

Oficina do Limão e Ansiedade nas Mulheres - TV Gazeta

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Vídeo Dieta Saudável

Sucos Desintoxicantes II


Você sabia? Que as frutas são o maior reservatório de energia solar (prana) da natureza? Que os brotos e folhas verdes são os alimentos mais ricos em fibras e clorofila?

Os sucos de frutas, brotos, legumes e hortaliças vêm ganhando espaço cada vez maior como uma alternativa de incluírem vegetais frescos e crus na dieta diária.

Ricos em vitalidade, sais minerais, vitaminas, fibras, agentes de crescimento, clorofila e substâncias antioxidantes, eles têm ação vitalizante, alcalinizante, depurativa, adstringente e nutritiva entre tantas outras.

São alimentos vivos, que quando maduros, frescos e crus, são verdadeiros cúmplices para a conquista da harmonia física, energética e mental do ser humano.

São eficientes para desintoxicar, hidratar, tonificar os músculos e resgatar a vitalidade. Agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na prevenção de inúmeras doenças e retardam o envelhecimento precoce das células.

Uma alimentação verdadeiramente saudável e natural deve ser composta por um mínimo de 50% destes alimentos frescos e crus.

Estes alimentos quando muito verdes, maduros, conservados ou cozidos já não apresentam a mesma vitalidade e poder nutricional e terapêutico.

Porém, isso não significa que se deve sempre trocar o prato de salada verde ou de salada de frutas por um copo de suco. A mastigação também é necessária e um tipo de apreciação e prazer na degustação dos alimentos.

Mas, o consumo diário de 1 a 3 copos de sucos desintoxicantes, é uma atitude extremamente saudável e sábia. Medicina preventiva.

Os sucos desintoxicantes são uma alternativa para:

1) Colocar mais frutas e vegetais crus na alimentação. Com os sucos desintoxicantes, é possível reunir grande quantidade de nutrientes em uma pequena refeição. Na centrífuga ou no liquidificador, 2 cenouras + 1 laranja + três folhas de couve se transformam em 1 copo de suco, refeição esta que dificilmente faríamos se tivéssemos que mastigar;

2) Evitar gastos energéticos com a digestão de alimentos ineficientemente mastigados, fato comum na sociedade moderna;

3) Ingerir alimentos que tradicionalmente não costumam ser ingeridos crus, como a berinjela, o brócolis ou o inhame;

4) Ingerir alimentos que dificilmente fazem parte das nossas preferências, mas que misturados a outros acabam por serem agradáveis ao palato.

Preparado 100% no liquidificador, o suco costuma ficar bastante cremoso, já que o indicado é evitar diluição com muita água. São sucos, não refrescos. São concentrados vitalizantes, coquetéis ultra nutritivos. Neste caso, o suco estará concentrado também em fibras, portanto indicado para pessoas que apresentam problemas crônicos de constipação, obesidade, glicemia e intoxicação.

Contrariamente, o suco preparado na centrífuga acaba sendo pobre em fibras, portanto indicado para pessoas que não têm problemas de intestino preso e que desejam fortalecer rapidamente seu sistema imunológico e acelerar processos de desintoxicação, convalescença e cura.

Acredito que o uso conjugado do liquidificador e centrífuga é a forma que apresenta mais vantagens. Neste caso, deixo as frutas cítricas (algumas com a casca, como o limão), as folhas mais duras e as raízes para passar na centrífuga. O suco obtido na centrífuga é acrescentado no liquidificador para bater os demais ingredientes como as frutas e folhas macias, os brotos e os legumes mais suculentos, como o pepino e o tomate.

O interessante é que dessa maneira as fibras dos vegetais são "quebradas", interferindo menos na absorção da clorofila, substância que confere a cor verde às plantas e é muitíssimo benéfica ao organismo humano. Resultado: aproveita-se a clorofila sem eliminar as fibras.

Para tornar mais agradável o sabor destes sucos, principalmente onde entram legumes e folhas de sabor forte, recomendo acrescentar frutas cítricas como laranja, tangerina e sempre 1 limão, para dar um tom ácido, a maçã e a cenoura para dar um tom doce e o inhame para neutralizar sabores. Mas não exagerar no número de ingredientes, pois o sabor poderá ficar sem muita identidade.

Para que não percam seus efeitos terapêuticos, é fundamental que os sucos sejam consumidos IMEDIATAMENTE após o seu preparo.

ALGUMAS RECEITAS

Cenoura e salsa: 2 cenouras - 1 limão inteiro (polpa e raspas da casca) - suco de 1 laranja - 2 talos de salsão - ½ maço de salsa (talos e folhas). Opcional: substituir as raspas da casca do limão por 3 gotas de óleo essencial extraído da casca do limão.

Benefícios: o alto teor de sódio atua no combate ao envelhecimento da pele e ajuda na eliminação de toxinas. Ingerido com freqüência, auxilia as funções dos rins, ajuda a dissolver cálculos renais e a prevenir hepatite. Age também como diurético natural.

Maçã e brócolis: 2 maçãs - suco de 1 laranja - 1 limão inteiro (polpa e raspas da casca) - 2 folhas de brócolis - 2 hastes com flor de brócolis. Opcional: substituir as raspas da casca do limão por 3 gotas de óleo essencial extraído da casca do limão.

Benefícios: tem grande quantidade de minerais e substâncias antioxidantes, que evitam a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os efeitos do envelhecimento e o aparecimento de doenças degenerativas, como o câncer. Age também como auxiliar na prevenção de anemia.

Couve e cenoura: 4 folhas de couve - 4 cenouras - 2 maçãs - 2 tangerinas - 1 limão.

Benefícios: rico em minerais e vitaminas do complexo B, auxilia na prevenção do câncer, facilita o metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídios, além de ser um agente antiestresse natural. Ajuda também a melhorar a aparência da pele do rosto.

Refrescante: 1 tomate grande maduro e picado - meio pepino picado - 1 talo de aipo ou salsão picado - suco de 1 laranja - suco de 1 limão. Este suco pode ser temperado com molho shoyo e ser transformado num delicioso suco mata-fome.

Benefícios: o pepino é um agente refrescante natural, perfeito para os dias de calor. Ajuda a diminuir o inchaço causado pela tendinite. Também é indicado para quem tem queda de cabelo e precisa fortificar os fios.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Fonte:www.docelimao.com.br

Vitaminas Turbinada



Este é um bom exemplo de receita para levantar o ânimo, a disposição, a vontade de entrar em ação e fazer bem o que tiver que ser feito. Nem que seja dormir para se recuperar, rejuvenescer e despertar no dia seguinte melhor ainda.

LARANJA E LIMÃO - de manhã

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de farinha integral de soja - 1 colher (sopa) de semente de linhaça pré-hidratada (deixar de molho por pelo menos 4 horas 1 colher de sopa de semente de linhaça em 4 colheres de sopa de água) - suco de 2 laranjas - suco de 1 limão. Opcional: folhas de hortelã ou couve.

Preparo: bata tudo no liquidificador até ficar espumante. Opcional fazer na centrífuga ou coar. Sirva imediatamente.


BANANA E MAÇÃ - à tarde

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de farinha integral de soja - 1 colher (sopa) de semente de linhaça pré-hidratada (deixar de molho por pelo menos 4 horas 1 colher de sopa de semente de linhaça em 4 colheres de sopa de água) - 1 banana nanica picada - 1 maçã sem as sementes - 1/2 copo de água de coco.

Preparo: bata tudo no liquidificador até ficar bem cremoso. Sirva imediatamente.


ABACATE E LIMÃO - à noite

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de farinha integral de soja - 1 colher (sopa) de semente de linhaça pré-hidratada (deixar de molho por pelo menos 4 horas 1 colher de sopa de semente de linhaça em 4 colheres de sopa de água) - 3 colheres (sopa) de abacate - suco de 1 limão - 1/2 copo de leite de soja.

Preparo: bata tudo no liquidificador até espumante. Sirva imediatamente.

Recomendações: não precisa preparar as 3 todos os dias pois será elevada a dosagem tanto de farinha de soja quanto de linhaça. Neste caso você pode substituir a farinha de soja por leite de trigo germinado e a linhaça por outras sementes como girassol ou gergelim.

Prepare outras receitas saudáveis e desintoxicantes.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem- estar e qualidade de vida.


Fonte: www.docelimao.com.br

Alimentação Desintoxicante e as Emoções



Sabemos que o elemento água está diretamente ligado às emoções.

Assim como não devemos bloquear o curso de um rio, não devemos bloquear nossas emoções, mas sim fazer com que elas fluam harmoniosamente para algum lugar seguro, pacífico. Algum lugar que possa ser transformadas em um sentir verdadeiro: um sentimento.

Portanto, sucos, água, chás e sopas desintoxicantes, em consumo diário poderão interferir na alquimia das emoções e centimentos. Leia mais em Água – o elo da vida e da Paz Mundial.

Banhos de mar, rio ou cachoeira e até sauna, pelo menos 1 vez/mês, também são importantes para quem está nesta busca ou caminho. Pensando nisso, o que acontece, com águas paradas? O que acontece quando bloqueamos nossas emoções?

Quando não estamos bem, por qualquer motivo, sentimos uma pressão no peito, uma sombra escura e somos arrastados por medos, depressões, desesperanças, ansiedades. Busca-se a felicidade, mas, ela é sempre temporária, fugaz e não permanece.

As crises pessoais ocorrem quando percebemos a inutilidade de um velho padrão, mas continuamos insistentemente apegados a ele, porque nos é mais seguro e familiar: zonas de conforto.

Para poder atravessar as águas das emoções que acompanham as inevitáveis demandas da vida que clamam por transformações, e o crescimento que advém das crises pessoais, precisamos de algo verdadeiro, simples, eficiente.

Precisamos estar conscientes que na medida da expansão da consciência, velhas estruturas tendem a desmoronar. As zonas de conforto, apesar do medo, vão deixar de existir (porque existe amor emanando). E o modo antigo, mesmo sob estresse e ansiedade precisa ser transformado com otimismo e bom astral. É hora de crescer, de renascer, de começar de novo, de enfrentar e degustar o novo.

A raiva é a lembrança da dor passada e re-visitada. A irritação produz uma substância que se espalha vagarosamente pelo nosso sistema nervoso, interrompe canais elétricos, contamina a aura e finalmente emburrece. O medo é o antônimo do amor, a dor da lembrança projetada no futuro.

Vivemos num mundo com um fluxo invisível de emoções e desequilíbrios. Na maioria das vezes não temos a menor consciência ou controle das nossas emoções, dos nossos ralos energéticos, dos nossos pensamentos. E, para complicar, às vezes somos inundados pelas ondas das experiências traumáticas vividas no passado, quem sabe, em outras vidas.

Não há como evitar as emoções ou sentimentos desagradáveis, somos humanos. Mas há como passar por eles e aprender com suas lições. Negar ou evitá-las somente as intensificam. Elas crescem e se tornam maiores, nos engolem. Aceitar, é reafirmar que estamos prontos para acompanhar e transpor, transformá-las em algo mais consciente, lapidado, em sentimento, de tal forma que possamos aprender e crescer na jornada. SENTIR superação, sentir-se maior.

Estava ouvindo hoje uma palestra do Flávio Gikovate, um psiquiatra de renome, e ele dizia que não é correto fazer uso indiscriminado (sem indicação específica por um profissional) de drogas para amortizar a dor e o medo do crescimento.

O medo do novo, do incerto, do mudar e crescer, embora negado, sempre está presente na alma humana. E é legítimo, é humano. Mas ele não pode ser paralisante. Ao contrário, inspira cuidados e preparo sábio para o próximo movimento.

O medo afeta principalmente a partes do corpo descritas abaixo. Portanto, não as deixem rígidas ou sem mobilização energética.

A nuca: neutralizando emoções e impedindo que as informações cheguem com clareza ao cérebro, processador das mensagens conscientes e arquivo do inconsciente. Energias ficam retidas no pescoço e nos ombros, que é a parte mais reptiliana do ser humano. Providências: alongamento, alongamento, alongamento e massagens. Passear e relaxar.

O Plexo Solar: se a natureza emocional está em níveis mais densos, a energia se acumula no plexo solar diminuindo a vitalidade e a imunidade do corpo. Todo o sistema digestor e excretor fica comprometido. Ou seja, os líquidos corporais

não fluem. Providências: Alimentação leve e saudável, hidratação, sucos e chás desintoxicantes e atividade física para acelerar o metabolismo da digestão.

As inteligências e a criatividade: o medo é uma emoção que exerce grande controle vital, limitando a ação, a visão e as idéias. Providências: ginástica cerebral, terapia do riso, pintar, dançar, fazer e beber arte.

No “Livro dos milagres”, Jesus afirma: "O que não é amor é medo, e NADA MAIS."

Através de um chamado interior a pessoa vive um confronto existencial que a força a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienação. Reforçando a coragem e a determinação, o praticante de meditação, observador de sua respiração e desintoxicação diária, expande a sua consciência, podendo realizar transformações de profundas proporções na sua vida.

Só você pode transformar a sua vida. O poder de decisão é pessoal e intransferível. A meditação pode mostrar como abrir canais para que você descubra quais são as transformações necessárias ao seu Ser, para caminhar na beleza do caminho do seu coração e tocar em suas verdades e valores internos conscientemente.

Um dos maiores poderes guardados é o poder do sentimento-pensamento. Nós podemos criar aquilo que sentimos afetivo pensar. Pensando com devoção, cria-se uma forma pensamento que é passada para o Universo. Pensando em agradecer, partículas de forma pensamento rapidamente viajam grandes distâncias e mais e mais presentes serão percebidos.

Infelizmente, vibrações negativas como a inveja e ódio, atraem e materializam-se rápido, porque são emoções muito densas.

Por isso, sentimentos (emoções purificadas, sutilizadas) podem ser impregnados de desejos de paz e beleza, acompanhados de sinceridade e amor pelo que se pensa, irradia.

E estes desejos de paz, serenidade e beleza devem começar por você. Devem transbordar de você e contagiar você e todos a sua volta. Esta é a única forma que conheço de transformar o outro. Dizem que orar é falar com Deus. O sentimento-pensamento é uma prece. Libera energias, propósitos, determinações. Devemos ser porteiros de nossos pensamentos e só deixar que fiquem aqueles que nos elevam. Se você é consciente disso, deve ser muito cuidadoso na hora de lapidar,purificar suas emoções.

Amor, fé, honra, paciência, sabedoria, poder etc., são os melhores antídotos para a ansiedade.

Mas para transformar nossas emoções precisamos ajudar nossos corpos, densos de toxinas, memórias (âncoras) e crenças.

Tudo deve começar pela desintoxicação de nossos corpos (Alimentação Desintoxicante), pulmões (Respiração) e mente.

(Meditação). Mas saiba que todos estes recursos se integram e potencializam todo o movimento de se autoconhecer, aprender e crescer.

Uma outra forma efetiva de materializarmos nossos pensamentos é através da imagem, da IMAGEM em AÇÃO - Imaginação. Ao imaginar estaremos vivenciando a situação desejada com maior intensidade.

Vamos a um exercício bem concreto para nos livrar de desordens mentais indesejáveis:

Passo 1 - Compre um caderninho e anote todos os pensamentos negativos que faz de si mesmo no período de 7 dias. TODOS!

Por exemplo: Eu sou muito esquecido - Não consigo me concentrar - Tudo dá errado comigo - Nunca dá certo - As pessoas não me entendem - Não consigo fazer.... Estou mal , etc.

Nessa primeira semana você terá uma idéia da crença que fez sobre si mesmo. Aqueles pensamentos que entram uma única vez, não serão tão importantes nesse momento, mas naqueles que se repetem, você deverá prestar atenção.

Passo 2 - Na segunda semana, separe aqueles pensamentos negativos mais constantes, e monte afirmações contrárias e positivas do tipo: Minha memória está cada vez melhor - Consigo me concentrar para realizar esta tarefa - O Universo me inspira para fazer as coisas certas para os meus propósitos - As pessoas me compreendem - Faço tudo aquilo que precisa ser feito - Cada dia que passa vou melhor, etc.

Repita durante a semana várias vezes essas afirmações positivas.

Passo 3 - Na terceira semana, faça novamente a coleta de pensamentos negativos e veja se algo já foi alterado.

E siga fazendo. São necessários um mínimo de 21 dias consecutivos de trabalho intenso para começar a alterar o disco rígido. Padrões mentais precisam de tempo para serem alterados. Afinal foram anos de perpetuação.

Mas não esqueçam o corpo físico - nosso templo, nossa casa - precisa estar sendo alimentado de: água, atividade física, alimentos leves como os da alimentação desintoxicante, ou seja, precisa estar deixando sair o velho, para dar espaço ao novo.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.



Fonte: www.docelimao.com.br

Leite Prático de Soja


1) Kinako ou Farinha integral de Soja

Ingrediente: 1 kg de grão de soja escolhidos.

Preparo dos grãos: antes de torrar o feijão de soja o CHOQUE TÉRMICO será fundamental para inativação das lipoxigenases, compostos causadores de sabor indesejável, semelhante ao de feijão cru. Para cada 2 xícara (chá) de grãos de soja pré-escolhidos e sem lavar use 4 xícaras (chá) de água fervente.

Ferva a água. Adicione os grãos e deixe que cozinhe por 5 minutos após reiniciada a fervura. Escorra a água de cozimento e lave os grãos em água fria.

Preparo da farinha: deixe os grãos de molho em água por 4 horas. Escorra, elimine a água e coloque os grãos em uma assadeira rasa média. Torre em forno baixo, pré-aquecido, por 30 minutos ou até obter grãos torrados. Mexa de vez em quando, com o auxílio de uma colher de pau, para que não queimem, até que as cascas dos grãos soltem com facilidade.

Retire do forno e deixe esfriar.

Moa os grãos no liqüidificador ou em máquina de moer carne. Peneire a farinha obtida, utilizando uma peneira fina.

Armazene esta farinha integral de soja em recipiente seco e com tampa. Mantenha na geladeira.

Atenção: por ser uma farinha integral sua validade é de somente 30 dias.

Consumo ideal: 1 colher (sopa)/dia batida em sucos desintoxicantes, vitaminas, granolas, etc.


--------------------------------------------------------------------------------

2) Leite integral de Soja

Ingredientes: 2 xícaras de farinha integral de soja + 2 xícaras de água fria + 1,5 litro de água fervente + 6 estrelas de cravos + 1 pau de canela + 1 colher de sobremesa de mel ou melado de cana + 1 pitada de sal marinho.

Preparo: misture a farinha integral com a água fria até obter massa cremosa e homogenea - não deixe formar grumos.

Deixe repousar - hidratar - por uns 30 minutos. Ferva o 1,5 litro de água, retire-a do fogo e vá acrescentando sobre a massa homogenea de farinha mexendo vigirosamente por uns 15 minutos. Quando estiver fria coe num tecido limpo e seco de algodão para eliminar o resíduo. Volte ao fogo brando, mexendo sempre por uns 10 minutos. Acrescente as especiarias.

Cuidado pois este leite levanta na fervura e também forma nata. Conserve na geladeira .

Rendimento: 2 litros

Opcional: o interessante de preparar este leite em casa é que ele conterá pouco açúcar (idealmente mel) e você poderá mudar seu sabor a cada preparo. O cravo e a canela podem ser substituídos por erva-doce, cardamomo, baunilha, guaco, poejo, etc. Sempre há muito espaço para a sua criatividade!

Importante: Este leite, por ser natural, tem validade de 3 dias se conservado na geladeira. Deve ser consumido como um leite normal, no preparo de vitaminas, com granola, no preparo de pães e bolos, como também de cremes, maioneses, biscoitos, iogurtes e receitas do dia-a-dia. Ele acumula resíduo no fundo quando em repouso, motivo pelo qual seu consumo ideal é batido com frutas. Lembre de buscar fornecedores de soja e seus derivados de cultura orgânica.

Receita extraída do livro SOJA - Nutrição &Saúde - Conceição Trucom - Editora Alaúde.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.


Fonte: www.docelimao.com.br

Dieta Reduz Sintomas da Menopausa



Durante três meses várias mulheres com mais de 50 anos participaram de uma pesquisa sobre a menopausa. Elas seguiram uma dieta desenvolvida por nutricionistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

“Eu tinha problema de estômago, hoje eu não tenho mais”, declara uma das participantes.

“Me sinto tão bem, com mais disposição que as minhas filhas”, diz Maria da Paz de Medeiros Carvalho, 56 anos.

“Em três meses eu melhorei bastante”, comenta Luzinete Ferreira da Cunha, 51 anos.

Tudo muito simples.

Todas as mulheres, com mais de 50 anos, a proposta foi seguir a dieta descrita abaixo por 3 meses contínuos.

Mais da metade das mulheres acompanhadas relataram que houve melhoria em três sintomas da menopausa: irritabilidade, insônia e ondas de calor.

“Houve também uma redução em relação ao peso, taxas de colesterol e uma melhora importante na função intestinal”, diz Graça Morais, uma das nutricionistas da equipe.

A dieta tenta compensar o que 30 milhões de brasileiras perdem gradativamente entre os 35 e os 65 anos de idade: a produção de estrógeno.

Assim, a dieta foi baseada no consumo diário de:

1.Azeite de ervas,
2.Uma mistura a base de soja, linhaça e gergelim e,
3.No consumo diário de um suco feito à base frutas e folhas de couve.

As receitas e formas de consumo

- O suco frutas é feito com 1 xícara (chá) de fruta da estação batida com duas folhas de couve. Além de refrescante, o suco limpa, desintoxica o organismo e tem riqueza em cálcio/magnésio, importante para evitar o desgaste ósseo antes e após a menopausa. Pode ser tomado de 1 a 3 vezes/dia, sendo a primeira toma pela manhã e as 2 demais tomas no meio da manhã e da tarde.

- O pó nutritivo é prepardo com partes iguais (tipo 1 xícara de cada) da semente de linhaça, semente de gergelim e do grão de soja. O pó obtido é rico em sais minerais e isoflavonas que ajudam no controle da osteoporose e das ondas de calor. É só torrar por cerca de cinco minutos, triturar tudo e guardar em um pote com tampa. Para consumir basta misturar duas colheres (chá) nas refeições principais.

- Azeite de ervas é ideal para ser usado para temperar saladas cruas. Ele é preparado da seguinte forma: colocar dentro de uma embalagem de 250 ml de azeite extra-virgem 3 dentes de alho picados, uma colher (chá) de orégano, 1 colher (chá) de manjericão e 1 colher (Chá) de alecrim. Deixar o azeite maturando por pelo menos 24 horas, antes de começar seu consumo.

Este extrato é muito rico em vitaminas, sais minerais ie agentes ativos como antiinflamatórios e antioxidantes, todos importantes para o aumento da imunidade.

Conheça também uma receita de manteiga de soja

Ingredientes:

1,5 xícara (chá) de água morna
1 xícara (chá) de extrato de soja sem sabor
1 xícara (chá) de azeite extra virgem
Suco fresco de 1 limão
4 dentes de alho
Sal marinho a gosto

Preparo:

No liquidificador bata a água morna, o alho, o extrato de soja e vá acrescentando o azeite aos pouquinhos. Acrescente o suco do limão e salgue a gosto.


Comentários Conceição Trucom

Esta é uma transcrição na íntegra da matéria.

Meu objetivo em divulgá-la foi o de compartilhar que; somente o fato do alimentar-se diariamente com alimentos e sucos mais naturais, com maior cuidado ao processar e consumir, já foram obtidos resultados muito interessantes.

Entretanto, a minha indicação é a chegada em formas de consumo e manuseio mais saudáveis ainda, como pré-germinar as sementes e consumi-las cruas. Jamais torrá-las, ou seja, somente acrescentá-las nas refeições principais.

No caso do gergelim e da linhaça podem também ser acrescentadas no preparo dos sucos, tornando-os sucos vivos.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a fonte.



Fonte: www.docelimao.com.br

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Refrigerante: Porque não devemos tomar?


1 copo 200 ml contém 2 colheres de sopa de açúcar

O açúcar é um alimento que dá uma falsa informação de que o corpo está recebendo nutrientes, fazendo com que o corpo mobilize uma série de enzimas (feitas a partir de vitaminas) para

“ aproveitar” a suposta energia vinda do açúcar. Só que o açúcar não tem nada de vitaminas, minerais ou qualquer outro nutriente, então o que acontece? O corpo só acumula sob forma de gordura, além de queimar vitaminas e minerais que o corpo contém. Resumindo, o açúcar desnutre e intoxica no lugar de alimentar.

Versão sem açúcar:

A versão diet ou zero dos refrigerantes costuma oferecer mais cafeína, e quanto mais cafeína, mais adrenalina e para manter níveis adequados de glicemia com tanto estímulo o cérebro passa a “pedir” mais carboidratos e açúcar, formando um círculo vicioso.

Contém vários adoçantes que nada contribuem para nossa saúde, vão provocar a queima de vitaminas e minerais para sua eliminação pelo organismo.

Contém ácido fosfórico que compete com o cálcio reduzindo sua absorção, podendo comprometer a manutenção da massa óssea, o que é péssimo para as mulheres quando chegar a menopausa.

Apresenta um teor altíssimo de sódio, o que causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio. Falta de magnésio na circulação leva a maior formação de gordura corporal.

Águas com gás e sabor

Se está pensando em substituir o refrigerante por estas águas com sabor que tem sido a vedete do momento, pode esquecer elas contém grandes quantidades de sódio na sua composição. BASTA LER O RÓTULO.

PARA REDUZIR O CONSUMO sugiro o seguinte procedimento:

Suba em uma balança e pese-se, descreva como se sente neste dia (disposição física, intestino, pés e mãos, bem estar geral)

A partir deste dia, substitua todo o consumo de refrigerante por água, água de coco, suco sem adição de açúcar, chás de ervas, chá de mate gelado. Adoce com stévia para deixá-lo mais saboroso.

Após 7 dias pese-se novamente na mesma balança e anote como se sente

Se valeu a pena, continue evitando refrigerantes, deixando para tomar apenas em momentos especiais e nos quais não tem outra opção.


Fonte: www.maribel.com.br

Coca Cola


Primeiro estranha-se; depois entranha-se. Foi assim que Fernando Pessoa, esse famoso publicitário definiu a mais universal das bebidas - e também mais prejudicial à saúde, embora não contendo coca (como algumas pessoas ainda pensam) e apesar de nos primórdios ser comercializada como xarope benfazejo e vendida exclusivamente nas farmácias...

Para sua informação saiba que entre outros elementos que entram na receita (secreta!) da Coca-Cola um dos ingredientes activos é o ácido fosfórico que tem um ph 2,8! O ácido fosfórico também dissolve o cálcio aos ossos e é o maior contribuinte para o aumento da osteoporose. Há alguns anos realizou-se uma pesquisa na Alemanha para detectar a razão do aparecimento de osteoporose em pré-adolescentes. Conclusão:consumo excessivo de Coca-Cola. Dúvidas? Ponham um osso numa tigela com Coca-Cola e ele dissolver-se-á em dois dias...

Algumas curiosidades:

Em muitos estados americanos as patrulhas rodoviárias carregam dois galões de Coca-Cola no porta-bagagens para serem usados na remoção de sangue na estrada depois de um acidente.

Para transportar o xarope da Coca-Cola, os camiões comerciais são identificados com a placa de Material Perigoso que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos.

Os distribuidores de Coca-Cola têm-na usado para limpar os motores dos seus camiões há pelo menos 20 anos.

A Coca-Cola Light tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores como uma bomba de efeito retardado por causa da combinação com o Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.

Mas nem tudo é mau no famoso líquido. Eis por fim algumas dicas e conselhos úteis:

Para limpar casas de banho:
despeje uma lata de Coca-Cola dentro da sanita e deixe actuar durante uma hora. Descarregue o autoclismo.

Para remover pontos de ferrugem nos cromados dos automóveis:
esfregue com um chumaço de papel de alumínio molhado com Coca-Cola.

Para limpar corrosão dos terminais de baterias dos automóveis:
despeje uma lata de Coca-Cola sobre os terminais e deixe efervescer sobre a corrosão.

Para soltar um parafuso enferrujado:
aplique um pano encharcado em Coca-cola sobre o parafuso enferrujado durante alguns minutos.

Para remover manchas de graxa da roupa:
adicione uma lata de Coca-Cola ao detergente da máquina da roupa.



Se lhe tirares o gás (com açucar e mexendo bem) é óptimo para alguns problemas de saúde. Como todos os medicamentos, por exemplo, há sempre as contra-indicações e efeitos colaterias.

O Fígado Sofre Calado!

Quebrar e filtrar substâncias tóxicas absorvidas do intestino ou originadas em outras áreas do corpo; produzir metade do colesterol do organismo; e participar da formação de substâncias necessárias para o processo de coagulação do sangue quando ocorre uma hemorragia. Algumas pessoas podem se perguntar: qual o órgão responsável por todas essas funções? Apesar de muitos não terem conhecimento disso, é o fígado, que, de acordo com Dra. Eloiza Quintela, especialista no tratamento de doenças hepáticas e transplante de fígado dos Hospitais Dante Pazzanese e Albert Einstein, em São Paulo, é o maior e mais complexo órgão do corpo humano.

Conforme a médica, o fígado sofre calado, já que quando algo não vai bem, os sintomas demoram muito a aparecer. Por conta disso, muitas pessoas não dão atenção devida e necessária. Devido a grande complexidade do órgão, é importante orientar a população sobre os cuidados relativos á ele, assim como acontece com o coração, por exemplo.

Cirrose, hepatite e câncer de fígado são algumas das graves patologias hepáticas. Em relação à primeira enfermidade, podemos dizer que seus sinais característicos são: perda de peso, alteração do sono, dores abdominais não localizadas, fraqueza e cansaço. A cirrose, que não possui tratamento específico, altera as funções das células do fígado e dos canais de sistemas biliares e sangüíneos, prejudicando estrutura e trabalho do órgão.

A toda e qualquer inflamação do fígado damos o nome de hepatite. Com classificação variada ( A, B, C, D e E), a doença é, na maior parte das vezes, assintomática, no entanto, pode apresentar alguns sintomas, entre eles: febre, mal-estar, cansaço, desânimo e dores musculares. Por ser de vários tipos, cada um com suas peculiaridades, não possui tratamento único.

O vírus da hepatite C é um vírus que se transmite essencialmente através do sangue contaminado ou materiais perfuro-cortantes contaminados. Depois de entrar no organismo humano viaja no sangue até ao fígado, local onde desencadeia um processo inflamatório inicial a que se chama hepatite aguda e, muito freqüentemente, esta inflamação perpetua-se evoluindo para a forma de hepatite crônica.

Dra. Eloiza Quintela
Médica Gastro-hepatologista, especialista no tratamento das doenças do fígado/Serviço de Transplante
http://www.doencasdofigado.com.br
Fonte: Minha Vida

Benefícios do Café da Manhã

Por ser a primeira refeição, fornece energia para atividades ao longo do dia
Por Minha Vida Publicado em 16/10/2009

Com a correria do dia-a-dia, muitas pessoas "pulam" o café da manhã, ou comem no caminho do trabalho, escola, sem se preocupar com a qualidade e quantidade do que está ingerindo. A maioria das pessoas não da à primeira refeição do dia, a importância que ela merece.

O café da manha é super importante e faz com que o nosso metabolismo volte a funcionar corretamente, pois durante a noite ele fica lento. Dessa forma ele gasta as calorias que o corpo necessita. O café da manhã deve ser completo, com proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos. E comer bem logo cedo, trás inúmeros benefícios. Alguns deles:

- É a primeira e principal refeição do dia

- Nos dá energia para gastarmos ao longo do dia

- Fornece energia para praticar exercícios físicos

- Evita a perda de massa muscular

- Faz com que não haja exageros na hora do almoço

- Faz com que não sintamos tanta fome ao longo do dia

- Ativa o nosso metabolismo

- Evita o depósito de gordura localizada

- Ajuda nas atividades intelectuais

Muitas pessoas acham que não comer pela manhã, pode ajudar na dieta, mas isso não é verdade. Muito pelo contrário, ter uma alimentação balanceada, comer a cada 4 horas é que ajuda a perder peso, e começar pelo café da manhã, é imprescindível.

Agora, o que comer logo cedo?
Pães integrais, aveia em flocos, quinua em flocos, frutas, sucos de frutas e vegetais misturados. Tudo isso para nos dar mais energia para o dia que começa, além dos outros inúmeros benefícios.

Conteúdo por:

Daniela Jobst
Especialidade: Nutrição

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

Coma Sempre na Hora certa


Definir horários para as refeições ajuda a regular o metabolismo
Por Especialistas Publicado em 23/7/2010

Ajuda o nosso relógio biológico e adaptar o nosso apetite e nossafome em algumas semanas é necessário estabelecer um padrão consistente de alimentação. Para isso, você deve fazer registros alimentares e rever o que e como você come.

Procure entender não somente os tipos de alimentos que escolhe, mas também a forma como distribui seu consumo ao longo do dia. As pessoas que omitem as refeições são muito mais propensas a consumir uma maior quantidade de comida durante todo o dia especialmente no fim da tarde e à noite.

Comece o a mudar os seus hábitos na primeira refeição. Tome o café da manhã mesmo que você não tenha fome neste horário e depois disso distribua as suas refeições ao longo do dia, levando pequenos lanches para comer quando sentir fome, mas estabeleça horários para "beliscar". No fim do dia, realize um jantar moderado e sem exageros.


Você perceberá que entre duas a três semanas seu relógio do apetite estará regulado. Se você escolher os alimentos corretos, notará um aumento de energia e de vigor mental. Evite as opções com alta concentração de açúcar, como a maioria dos doces, pois estes alimentos promovem um aumento inicial de energia, e trazem sonolência nas horas seguintes.


Você sabe o que significa comer com consciência e reconhecimento? Significa que você deve comer não apenas para o coração, mas também com o coração, ou seja, com calma, em ambiente tranqüilo e em boa companhia. Comer em situações de estresse, com raiva e em meio a discussões, são experiências associadas ao aumento dos fatores de risco de doenças.

Lembre-se: quando você come conscientemente, você escolhe somente os alimentos mais saudáveis, e controla a sua alimentação. O modo mais óbvio para deixar se alimentar sem pensar é comer apenas quando você estiver prestando atenção na comida.

De preferência faça somente refeições e lanches planejados. Além da água, nada deve entrar na sua boca em qualquer momento. Antes de comer você deve olhar para a o prato, sentir seu aroma, e só então saborear a comida. Esse simples exercício nos ajuda a prestar atenção no que sempre fazemos de forma inconsciente.


Conteúdo por:

Rosana Farah
Especialidade: Nutrição

"As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Fonte: Minha Vida