terça-feira, 17 de abril de 2012



Perca 3 kg em 15 dias com o macarrão milagroso

Febre nos Estados Unidos, o itokonnyaku também é sucesso por aqui. Mas muita gente nem imagina como incluir esse macarrãozinho japonês na dieta. Aqui, cardápio e receitas para você perder peso comendo "massa"!
Por Eliane Contreras
Foto: Sheila Oliveira
Compartilhar Compartilhar201 Leia também
Yakissoba com itokonnyaku, frango e legumes

Salmão assado com abobrinha e itokonnyaku

Itokonnyaku com molho de tomate

Macarrão itokonnyaku ao molho de tomate e ervas

Macarrão itokonnyaku com legumes

Macarrão itokonnyaku ao pesto
O que se pode esperar de um alimento com o formato de miojo (massa instantânea que meio mundo adora) e que tem fama de emagrecer sem você passar fome? Sucesso total! A agitação em torno do itokonnyaku - um tipo de macarrãozinho asiático apelidado de "miojo milagroso" - começou assim que Nigella Lawson, chef e apresentadora de um programa de gastronomia no canal pago GNT, atribuiu sua silhueta esbelta ao alimento. A notícia provocou uma verdadeira corrida às lojas de produtos orientais, onde ele é vendido. Você mesma deve ter se empolgado e saído em busca de um pacotinho. Mas aí surgiram as dúvidas: como incluí-lo na dieta e a maneira correta de prepará-lo para proporcionar o efeito esperado na balança. É aqui que BOA FORMA entra sugerindo um cardápio com receitas fáceis à base do macarrãozinho. Elaborado pela nutricionista e personal diet Sonja Salles, da Nutri New, no Rio de Janeiro, ele vai ajudar você a enxugar até 3 quilos em apenas 15 dias. Transparente e com sabor neutro - sem gosto, mesmo -, o shirataki (outro nome como o itokonnyaku é conhecido no Brasil) também fez muita gente questionar seu poder de emagrecer. É claro que ele não faz milagre. Mas, sim,ele dá um bom empurrão na perda de peso, como provou nossa leitora e gerente de vendas Thaís Magri, que virou fã do "miojo milagroso" e está feliz com o resultado (leia quadro "8 kg a menos com o macarrãozinho"). Empolgada? Então vá em frente! Talvez você não tenha a sensação de estar saboreando um suculento espaguete al dente. Mas vai se sentir realizada de poder comer à vontade um alimento que lembra macarrão instantâneo e, ainda assim, comemorar alguns quilos a menos na balança!

Macarrão sem carboidrato
Por que o itokonnyaku ganhou a fama de milagroso? Especialmente por ter muito volume e poucas calorias - apenas 10 em uma porção de 200 gramas (quantidade suficiente para encher um prato). Ele tem outra vantagem para quem está na batalha para perder peso: não tem carboidrato. Extraído da raiz do konjac, tubérculo de origem japonesa, é um alimento composto apenas de água (97%) e glucomanan (3%) - um tipo de fibra solúvel que ao entrar em contato com a água, e durante o processo de digestão, dobra de tamanho ocupando um bom espaço no estômago. "É por isso que esse macarrãozinho satisfaz com facilidade, evitando que você exagere em alimentos mais calóricos", diz a nutricionista Ana Cristina Teixeira Santos, do Equilibra Centro de Nutrição, no Rio de Janeiro.

Mais que um alimento
O itokonnyaku proporciona outro benefício: faz o intestino funcionar melhor, o que também favorece a perda de peso. Análises recentes mostram ainda que esse alimento pode ajudar a manter o coração saudável. "Isso porque a fibra glucomanan contribui para manter os níveis de colesterol e triglicerídeos equilibrados", completa a nutricionista Sonja Salles. Então aproveite: ele ajuda você a emagrecer e a ficar mais saudável.

Sozinho, não!
O "miojo milagroso" é um alimento do bem, mas é pouco nutritivo. Por isso não deve ser o principal item do seu cardápio. Precisa ser combinado a outros alimentos magros, mas que ofereçam carboidratos ricos em fibras, gordura boa e proteína magra, além de vitaminas e minerais. "O objetivo de incluir o itokonnyaku na dieta é garantir uma refeição que sacie com poucas calorias, mas sem deixar que o organismo fique carente em nutrientes", diz Sonja. Evite também o excesso: "Por causa das fibras, esse alimento pode ter efeito laxativo e, com isso, prejudicar a absorção de vitaminas, especialmente as do tipo A, E e K", diz Ana Cristina. Caso você perceba esse efeito, vá devagar: consuma-o no máximo quatro vezes por semana - de preferência no jantar, quando a porção de carboidrato deve ser menor.

Parceiro de volume
O macarrãozinho pode fazer parte de diferentes receitas sem comprometer o resultado final (lembra: ele tem sabor neutro). Familiar na culinária japonesa, é apenas aferventado por cinco minutos e servido com legumes e peixe cozido ou misturado na sopa. Você ainda pode prepará- lo como se fosse um macarrão tradicional, com molho ao sugo, à bolonhesa ou ao pesto. Ok, uma ou outra vez durante a dieta, você também pode colocar uma quantidade menor de massa de verdade no prato e completar com o "miojo milagroso" - essa combinação vai garantir um bom prato de massa, só que com poucas calorias!

Elas testaramO novo corpo de Nigella
A apresentadora inglesa é conhecia por preparar os pratos no programa sem muitas regras e medidas e, depois, devorá-los sem culpa. Por isso surpreendeu os fãs ao aparecer mais magra meses atrás na TV. Ela não revelou quanto emagreceu, mas apontou o macarrãozinho milagroso como responsável. Parece que não foi só isso: circula na internet que ela mexeu no cardápio. Trocou as comidas gordurosas por opções mais enxutas à base de peixe e frango, além de aderir a nozes, verduras, frutas e probióticos. BOA FORMA também aposta que essas mudanças foram essenciais para a transformação. Mas o itokonnyaku foi estratégico para dar saciedade, ajudando Nigella a levar a dieta adiante. Você pode fazer o mesmo!
8 kg a menos com o macarrãozinho
"Descobri o ‘miojo milagroso’ vasculhando uma loja de produtos orientais atrás de alimentos com baixo teor de carboidrato. desde então, ele entra no meu cardápio no mínimo três vezes por semana, sempre no jantar, quando eu mesma preparo minha refeição. e, claro, evito combiná-lo com qualquer ingrediente muito calórico. Costumo optar por um molho leve, com tomate e manjericão ou, ainda, alho refogado e um fio de azeite. Com shoyu também fica bem gostoso. parece que estou comendo uma massa e, melhor, sem culpa! para garantir uma porção da proteína, complemento o prato com um filé de frango grelhado, queijo branco magro ou cubos de peito de peru light. Aproveitei o embalo para intensificar os exercícios e estou feliz com o resultado: perdi 4 quilos. Continuei usando o macarrãozinho como meu aliado e, em pouco tempo, emagreci outros 4 quilos. Agora ele é meu parceiro para manter o peso. se no fim de semana saio da linha, compro alguns pacotinhos extras."
Thaís Magri, 31 anos, 1,65 metro e 53 quilos, gerente de vendas.


Cardápio: emagreça comendo "massa"
O macarrão milagroso aumenta o volume do prato e sacia com poucas calorias. Inclua-o na dieta quatro vezes por semana. Nos outros dias, continue apostando em alimentos leves. Dá para enxugar até 3 kg em 15 dias!

Café da manhã
Opção 1
• 1 copo (200 ml) de leite desnatado (ou iogurte desnatado) com 1/2 xíc. (chá) de cereal matinal sem açúcar, 1 banana pequena, cortada em rodelas (ou 5 morangos em lâminas) e 1 col. (chá) de mel
Opção 2
• 1 copo (200 ml) de suco à base de soja light
• 2 torradas integrais com 1 col. (sopa) de queijo cottage (ou creme de ricota light) e 1 col. (sobremesa) de geleia sem açúcar
Opção 3
• 1 copo (200 ml) de leite desnatado com café e adoçante (opcional)
• Queijo quente light: 2 fatias de pão integral com 2 fatias de queijo branco magro

Lanche da manhã
Opção 1
• 1 pote (200 ml) de iogurte 0% de gordura
Opção 2
• 1/2 papaia
Opção 3
• 1 barra de fruta seca com fibras e sem açúcar

Almoço
Opção 1
• Salada de folhas (alface, agrião, rúcula, broto de alfafa) à vontade, 1/2 pepino e 1/2 tomate
• 2 col. (sopa) de arroz integral
• 1 concha média de lentilha
• 1 filé (120 g) de peixe grelhado ou cozido no vapor • 4 col. (sopa) de purê de abóbora
Opção 2
• Salada de folhas à vontade
• Itokonnyaku com molho de tomate (veja receita)
• 3 col. (sopa) de carne moída refogada
Opção 3
• Salada de folhas (alface, agrião, rúcula) à vontade, 2 col. (sopa) de beterraba ralada, 1/2 tomate e 1 rabanete em rodelas
• 1 filé (120 g) de frango grelhado
• 4 col. (sopa) de grão-de-bico

Lanche da Tarde
Opção 1
• 5 damascos secos (ou 4 nozes)
Opção 2
• 1 café expresso (ou chá-mate) com adoçante (opcional)
• 2 fatias de queijo branco magro
Opção 3
• 1 copo (200 ml) de leite desnatado batido com 3 col. (sopa) de abacate e adoçante

Jantar
Opção 1
• Salada de folha (alface, agrião, rúcula) à vontade e 1/2 tomate
• 4 col. (sopa) de vagem no vapor
• Salmão assado com abobrinha e itokonnyaku (veja receita)
Opção 2
• Salada de folhas à vontade com 2 col. (sopa) de beterraba ralada e 1/2 pepino em palitos
• Itokonnyaku com molho de tomate e 3 almôndegas
• 4 col. (sopa) de brócolis no vapor
Opção 3
• Salada de folhas à vontade com 2 col. (sopa) de cenoura ralada e 2 col. (sopa) de abobrinha ralada
• Yakissoba com itokonnyaku, frango e legumes (veja receita)

Tempere a salada com 1 col. (sopa) de azeite, sal e limão






Continue Lendo







Drenagem linfática com bambu
Por Paula Lima

A massagem campeã quando o assunto é acabar com a retenção de líquidos

1. Inicial

Dez entre dez famosas não abrem mão da drenagem linfática, técnica imbatível para a nar a silhueta. Sabrina Sato é uma delas – a apresentadora, aliás, fala maravilhas da drenagem feita com bambu. E é exatamente a esteticista que cuida do corpão da artista, Rosana Farias, do D.K Studio, em São Paulo, que ensina para você o passo a passo do método. Segundo Rosana, o material facilita bastante o trabalho, pois não cansa as mãos e potencializa os benefícios. “Além de varrer as toxinas, a drenagem melhora a circulação sanguínea, modela a silhueta, ameniza a celulite e proporciona um ótimo relaxamento”, garante a profissional. Ela recomenda a drenagem três vezes por semana, em dias alternados. “Seguindo esse ritual, é possível perder, por exemplo, de 2 a 3 centímetros de quadris em um mês”, diz a esteticista. A drenagem também funciona para suavizar os sintomas da TPM – se esse for o seu objetivo, comece dez dias antes. Importante: a massagem não é indicada para quem tem algum tipo de infecção ou tumor, gestantes somente com orientação médica.