quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cuidados depois da gravidez


Não apenas o bebê, mas você também necessita de cuidados após a gravidez.
Por Karen Gomes, em 14/08/2009 21:09

Após o parto, é comum a atenção especial para o bebê, porém, é essencial lembrar que a mãe também precisa de uma autodedicação e cuidados depois da gravidez.É comum o esgotamento físico e psicológico nesse período. Noites mal dormidas, ansiedade, receio de não estar sendo boa mãe, irritabilidade como se fosse uma TPM sem fim e toda uma alteração em sua rotina diária.

Dicas de cuidados após a gravidez
Sair para arejar a cabeça, visitar amigos e familiares, fazer compras, ir ao salão de beleza e se arrumar, são exemplos de coisas simples, mas que podem ajudar muito nessa fase da vida. É recomendado fazer uma consulta pós-natal cerca de seis semanas após o parto, para verificar se o útero já está recuperado e em perfeitas condições.

A alimentação deve manter o mesmo cuidado do período de gravidez. Alimentação balanceada à base de muitas proteínas. Não comece logo depois da gravidez com uma dieta rigorosa, pois para amamentar seu bebê, você necessita de muitas calorias.


Descansar também é importante, não carregando nada mais pesado que o bebê.Dores nas costas são comuns durante ou depois da gravidez e para que as dores não se agravem, procure apoiar as costas enquanto amamenta a criança e mantenha sempre a postura correta. Exercícios são fundamentais depois da gravidez e por mais singelo que seja, inspirar devagar, deixando o abdômen subir e expirar, puxando os músculos do abdômen para dentro, colaboram muito para o seu bem-estar. Esse é apenas um dos vários exercícios próprios para as recém-mamães. Também é bom praticar natação, ginástica ou aeróbica, só é necessário conversar antes com o seu professor.

Quanto ao sexo depois da gravidez, cerca de 40 dias após o parto e após os exames e a liberação do obstetra, a vida sexual pode ser retomada. Devido às alterações hormonais, a vagina estará mais ressecada e a libido pode estar em baixa, mas não se preocupe, é tudo questão de tempo!Quanto a sua pele, procure sempre hidratá-la, para diminuir o risco de surgimento das terríveis estrias.

E fique tranquila, logo sua vida volta ao normal em todos os aspectos! O segredo para viver em harmonia é curtir esse momento, que é um dos melhores que só uma mulher pode ter, ser mãe!



Fonte:www.dicasdemulher.com.br

Cuidados com a pele durante a gravidez




Gestantes devem ter cuidados redobrados com a pele para prevenir estrias e manchas
Por Deborah Busko, em 19/01/2011 11:00


Com tantas mudanças que ocorrem no corpo da mulher com a gravidez, a pele também sente os efeitos. Umas ficam mais oleosas, outras ressecadas, podem surgir manchas, acne e até alergias a produtos que eram usados normalmente antes da gestação. Por isso, as futuras mamães precisam redobrar os cuidados com a pele durante a gravidez.

Com o aumento de peso, a elasticidade da pele chega ao seu limite e aí surgem as estrias. A melhor maneira de evitá-las é hidratando intensamente a pele. Use cremes com óleo de amêndoas, semente de uva, abacate ou macadâmia na composição, eles ajudam a manter a elasticidade da pele. O creme hidratante deve ser usado na barriga, glúteos, coxas e seios, que são as áreas do corpo onde costumam aparecer estrias na gravidez.

Mesmo sendo natural ganhar peso na gravidez, é preciso ficar de olho na balança para não engordar demais. Coma alimentos ricos em vitamina C, que estimula a produção de colágeno e proteínas. A vitamina A, E, as frutas, legumes e verduras também estão na lista de alimentos recomendados. Evite as frituras, o excesso de sal e de doces.

O aparecimento de manchas escuras está entre os principais problemas de pele que podem ocorrer durante os nove meses. Elas são provocadas por alterações hormonais e mudanças na pigmentação da pele, que passa a produzir maior quantidade de melanina. As manchas podem aparecer em qualquer lugar do rosto ou do pescoço e em mulheres de pele morena ou negra podem ser mais claras que o tom natural da pele.

A exposição ao sol deixa as manchas mais escuras, portanto a principal dica para evitar as manchas de pele na gravidez é aplicar protetor solar todos os dias, mesmo em dias nublados e durante o inverno. Se as manchas estiverem muito evidentes, dá para tentar disfarçá-las usando maquiagem. Geralmente as manchas começam a desaparecer cerca de três meses depois do parto.

As alterações hormonais durante a gestação também podem deixar a pele mais oleosa, com cravos e espinhas. Com o fim da gravidez, essa oleosidade tende a diminuir. Mas até lá, o melhor é usar sabonetes e produtos específicos para pele oleosa, em especial aqueles em forma de gel.





Algumas grávidas ficam com a pele seca. Neste caso, a recomendação é dar preferência para o banho com água morna para fria, sem usar muito sabonete e usar cremes que reforcem a hidratação da pele.










Fonte:www.dicasdemulher.com.br





Os benefícios da drenagem linfática



Tudo sobre os benefícios da massagem que elimina as toxinas e diminui a retenção de líquidos
Por Deborah Busko, em 15/04/2011 15:01
A drenagem linfática, também conhecida como massagem linfática, é uma técnica que tenta auxiliar o organismo num processo natural para eliminar as toxinas resultantes do trabalho do metabolismo e drenar os líquidos que devem ser eliminados. É aplicada com movimentos rítmicos e de pressão leve para estimular o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado.

O sistema linfático é responsável por regular o sistema imunológico, filtrar o sangue e remover toxinas que podem prejudicar o organismo e causar doenças. Quando esse sistema fica lento ou ocorre algum tipo de bloqueio no seu funcionamento, o corpo tende a acumular toxinas.


Ao contrário do que muita gente pensa, a drenagem linfática não tem que doer e nem deixar hematomas para funcionar. A ideia é que ela seja suave e inclusive relaxante. O desconforto pode acontecer se alguma região massageada estiver mais sensível por inflamação, acúmulo de líquidos ou cicatrizes recentes de cirurgia, e o surgimento de manchas roxas indica que os movimentos foram muito agressivos e houve rompimento de vasos.

Sua principal indicação é para celulite, pré e pós-operatório de cirurgias plásticas, varizes, pernas cansadas, tensão pré-menstrual, alívio de dores musculares. Pode ser realizada isoladamente ou associada a outros tratamentos

Quais os benefícios da massagem linfática?

Os benefícios da drenagem linfática, dados pela melhora da circulação e pela eliminação de toxinas, ajudam a prevenir vários problemas de saúde. Além de ajudar a limpar os bloqueios e estimular a drenagem dos líquidos presos entre as células, a drenagem linfática também pode melhorar o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura do corpo.

A massagem estimula o sistema imunológico, necessário para manter o corpo forte e saudável e alivia os efeitos negativos provocados pelo mau funcionamento do sistema linfático, como dores nas articulações, dores de cabeça, cólicas menstruais, acne, doenças respiratórias e até mesmo depressão.

A massagem linfática também pode combater a celulite. Seja por má alimentação, sedentarismo, cigarro, alterações hormonais, a celulite começa com um processo de retenção de líquidos que ocasionam a má oxigenação dos tecidos. A técnica evita a celulite justamente por eliminar o excesso de líquido e toxinas.

Se bem aplicada, a massagem diminui a retenção de líquidos no abdômen, coxas e culote, áreas do corpo mais propensas ao acúmulo de gordura. Portanto, outro benefício da massagem linfática é ajudar a reduzir alguns centímetros na silhueta.

O recomendando é fazer no mínimo dez sessões para obter algum resultado efetivo, mas já na primeira sessão é possível notar uma melhora visível do inchaço.



Fonte:www.dicasdemulher.com.br

Saiba os prós e contras de parar de menstruar



Dicas de Saúde

Muitos são os fatores que incentivam a mulher a tomar a decisão de parar de menstruar: além de suspender o sangramento, evita sintomas desagradáveis como cólicas, dor de cabeça e inchaço. Hoje em dia, são encontrados facilmente vários anticoncepcionais de uso contínuo que interrompem a menstruação. No entanto, é bom avaliar os benefícios e riscos� antes de fazer a escolha.

Prós
“O contraceptivo contínuo tem os mesmos efeitos colaterais que qualquer anticoncepcional”, afirma a ginecologista Arícia Giribela, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Para a médica, a suspensão da menstruação não traz nenhum tipo de problema para a saúde da mulher.

A terapia é eficaz para mulheres que sofrem com os sintomas da menstruação. Um estudo da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP) avaliou 334 usuárias de pílulas sem pausa e comprovou que 95% delas não tiveram mais menorragia (fluxo intenso) e 75% não sentiram mais cólicas.

Outra indicação é contra a endometriose. “É uma das mais usadas e mais eficazes formas de tratamento do problema”, garante Alicia. Os hormônios ajudam a reduzir a dor e as cólicas.

Quanto � fertilidade, não há estudos que relacionem o uso de anticoncepcionais hormonais � dificuldade de engravidar. A ginecologista explicou que a mulher volta a ovular normalmente entre o primeiro o terceiro mês após a interrupção do uso da pílula.

A especialista também questiona a necessidade da pausa mensal do anticoncepcional. Diferentemente da menstruação natural, o sangramento mensal de quem usa a pílula é provocado pela suspensão do consumo do medicamento e não da flutuação hormonal que ocorre no ciclo menstrual. “É uma menstruação falsa”, afirma.

Contras
“Não temos o direito de dar a ilusão de que o método seja 100% eficaz em provocar ausência de menstruação”, afirma a ginecologista e obstetra Luciana Nobile, membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. A médica alerta que em quase 50% dos casos, há diminuição do sangramento, mas não a interrupção total.

Os efeitos a longo prazo da ingestão continuada de hormônios também preocupam a especialista. Luciana explica que não há estudos que relacionem o uso de anticoncepcionais aos casos de câncer, mas não descarta a possibilidade de o medicamento ser um fator de risco, tal como a terapia de reposição hormonal. “Os defensores alegam que a quantidade de hormônios é muito inferior, mas, por longos períodos de exposição, não poderia ter o mesmo efeito?”, questiona.

A ginecologista reconhece os benefícios do contraceptivo contínuo para a endometriose e para mulheres com problemas relacionados � menstruação. No entanto, lembra que não há terapia indicada para todas as mulheres e recomenda que a decisão seja avaliada junto com o médico.

No entanto, a maior preocupação da médica não é com relação a efeitos colaterais e sim com a falsa sensação de segurança dos anticoncepcionais hormonais. “O aspecto mais relevante da contracepção em tempos de HIV é a ênfase ao uso do preservativo”, salienta Luciana. “Estou convencida de que todas estas questões serão temas para as próximas décadas”, afirma.

Fonte:� www.portalodia.com

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dicas de Pele





As melhores dicas para manter sua pele saudável


Cuidados com a pele ressecada e/ou descamativa:
- não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele.
- evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele.� Prefira sabonetes suaves, “hidratantes”.
- se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles.� No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas).
- logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um profissional qualificado para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele.
- beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.

Cuidados com a pele oleosa:
- evite usar hidratantes nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários. Mesmo se logo após o banho, a pele parece ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar.
- evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade.
- evite alimentos gordurosos.
- beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.
- só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (sem óleo).
- se, além de oleosa, a pele descama ou fica avermelhada ou com coceira, procure um dermatologista, você pode estar com dermatite seborréica.

Cuidados com os cabelos oleosos:
- evite usar condicionadores próximo � raiz dos cabelos ou xampus que contenham condicionadores na sua fórmula (2 em 1).
- evite lavar a cabeça com água quente.
- evite alimentos gordurosos e bebida alcoólica.
- beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.
- cuidado com o estresse, ele pode aumentar a produção de oleosidade.
- se além da oleosidade tem caspa e coceira, pode ser a dermatite seborréica. Neste caso, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.

Cuidados com os cabelos� ressecados e com pontas duplas:
- use condicionadores após o xampu.
- use regeneradores de pontas após o banho.
- evite pentear frequentemente os cabelos.
- evite fazer escova.
- evite o calor intenso dos secadores.

Cuidados com as unhas:
- não corte as unhas até o “sabugo”, deixe sempre uma pequena porção da borda livre.
- não corte as unhas dos pés pelos cantos, isso evitará que elas encravem.
- não retire ou afaste as cutículas, elas protegem a matriz ungueal da ação de substâncias químicas e/ou microorganismos.
- evite usar endurecedores de unha, eles podem causar ressecamento e manchas.
- evite deixar as mãos úmidas por muito tempo. A umidade excessiva favorece o surgimento de micoses como o “unheiro”.
- deixar de usar esmaltes durante 1 semana por mês, usando um hidratante com uréia neste período, ajuda a evitar o ressecamento e desfolhamento das unhas.
- qualquer alteração como bordas desfolhando ou quebrando, manchas, descolamento ou espessamento da unha, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.

Fonte: www.dermatologia.net

Massagem para Gestante





O próprio nome da matéria já diz sobre o que iremos tratar agora. Na verdade, escolhemos este tema, pois em nossa volta existem muitas amigas que estão grávidas, algumas do primeiro filho, outras do segundo e outras ainda do terceiro.

Esta fase na vida de uma mulher, claro que do parceiro também, mas somos nós que carregamos por 9 meses o bebê em nossa barriga, é marcada por muitas mudanças.

Primeiro vem aquela alegria em saber que irá ser mãe, não importa se de primeira viagem ou não, depois vem aquele medo, não sei se medo é a palavra correta, podemos dizer então, aquela ansiedade, de querer que tudo corra bem, em perfeitas condições tanto para o bebê quanto para a mãe.

Neste período os hormônios estão à flor da pele, muitos desejos, inseguranças, e principalmente muitas mudanças estão a caminho, como por exemplo, ganho de peso, inchaço, as ondas de calor, as vontades que na maioria das vezes aparece nas horas menos esperadas, é uma verdadeira montanha-russa.

Um aliado que temos nessas horas é este a massagem para as gestantes, que trazem inúmeros benefícios, como ajudar a relaxar, combater o stress, diminuir a retenção liquida, além de aliviar as dores nas costas.

Atualmente existem alguns estudos que sinalizam que a massagem para gestantes aumenta a capacidade de confiança do bebê, que por sua vez também sentirá a massagem através do bem estar físico e mental da mãe.

Como não poderia deixar de ser diferente, esta massagem é extremamente suave e delicada, onde movimentos leves percorrem o corpo da mãe, exceto na zona da barriga.

Esta área fica sem receber a massagem, para a grávida não se sentir desconfortável, e não são realizadas massagens com muita pressão, nem massagens profundas, e vale lembrar ainda que existam pontos no nosso organismo que são considerados de alta pressão e por isso são evitados como pulsos, tornozelos e a planta do pé.

Outro ponto importante para ressaltar é que o posicionamento da grávida na hora da massagem é de extrema importância. Na verdade, a gestante devido à barriga e a sensibilidade dos seios, ela deve estar deitada na posição lateral e na posição fetal, colocando uma almofada debaixo da cabeça e outra entre as pernas, e ainda se for necessário uma embaixo da barriga.

A massagem também ajuda na produção endorfinas, que é um hormônio com efeito calmante, da axitocina ou ocitocina, que tem a capacidade de facilitar o processo do parto, e da prolactina, responsável pela produção do leite materno, além disso, ainda a ajuda a regular a dopamina, que é o hormônio do stress e ansiedade e a serotonina, que causa depressão.

A massagem chamada pré-natal deve acontecer no segundo e terceiro trimestre.

Uma dica para os companheiros, a massagem também é encarada pela gestante como um gesto de mimo para com ela, de carinho, de preocupação, o que é uma ótima dica para os respectivos.

Mais preste muita atenção, não vá fazer nenhum tipo de massagem antes de consultar o médico que está lhe acompanhando neste período, somente ele e ninguém melhor do que ele pode dizer se existe alguma contra-indicação, afinal de contas podem-se ter muitas conhecidas grávidas por perto, mas cada gestação é única, particular, e cada uma tem necessidades diferentes.
Comentários



Fonte: http://beleza.wa3.com.br/corpo/massagem-para-gestantes.html#ixzz1Kf4UNEiW