quarta-feira, 27 de abril de 2011

Massagem para Gestante





O próprio nome da matéria já diz sobre o que iremos tratar agora. Na verdade, escolhemos este tema, pois em nossa volta existem muitas amigas que estão grávidas, algumas do primeiro filho, outras do segundo e outras ainda do terceiro.

Esta fase na vida de uma mulher, claro que do parceiro também, mas somos nós que carregamos por 9 meses o bebê em nossa barriga, é marcada por muitas mudanças.

Primeiro vem aquela alegria em saber que irá ser mãe, não importa se de primeira viagem ou não, depois vem aquele medo, não sei se medo é a palavra correta, podemos dizer então, aquela ansiedade, de querer que tudo corra bem, em perfeitas condições tanto para o bebê quanto para a mãe.

Neste período os hormônios estão à flor da pele, muitos desejos, inseguranças, e principalmente muitas mudanças estão a caminho, como por exemplo, ganho de peso, inchaço, as ondas de calor, as vontades que na maioria das vezes aparece nas horas menos esperadas, é uma verdadeira montanha-russa.

Um aliado que temos nessas horas é este a massagem para as gestantes, que trazem inúmeros benefícios, como ajudar a relaxar, combater o stress, diminuir a retenção liquida, além de aliviar as dores nas costas.

Atualmente existem alguns estudos que sinalizam que a massagem para gestantes aumenta a capacidade de confiança do bebê, que por sua vez também sentirá a massagem através do bem estar físico e mental da mãe.

Como não poderia deixar de ser diferente, esta massagem é extremamente suave e delicada, onde movimentos leves percorrem o corpo da mãe, exceto na zona da barriga.

Esta área fica sem receber a massagem, para a grávida não se sentir desconfortável, e não são realizadas massagens com muita pressão, nem massagens profundas, e vale lembrar ainda que existam pontos no nosso organismo que são considerados de alta pressão e por isso são evitados como pulsos, tornozelos e a planta do pé.

Outro ponto importante para ressaltar é que o posicionamento da grávida na hora da massagem é de extrema importância. Na verdade, a gestante devido à barriga e a sensibilidade dos seios, ela deve estar deitada na posição lateral e na posição fetal, colocando uma almofada debaixo da cabeça e outra entre as pernas, e ainda se for necessário uma embaixo da barriga.

A massagem também ajuda na produção endorfinas, que é um hormônio com efeito calmante, da axitocina ou ocitocina, que tem a capacidade de facilitar o processo do parto, e da prolactina, responsável pela produção do leite materno, além disso, ainda a ajuda a regular a dopamina, que é o hormônio do stress e ansiedade e a serotonina, que causa depressão.

A massagem chamada pré-natal deve acontecer no segundo e terceiro trimestre.

Uma dica para os companheiros, a massagem também é encarada pela gestante como um gesto de mimo para com ela, de carinho, de preocupação, o que é uma ótima dica para os respectivos.

Mais preste muita atenção, não vá fazer nenhum tipo de massagem antes de consultar o médico que está lhe acompanhando neste período, somente ele e ninguém melhor do que ele pode dizer se existe alguma contra-indicação, afinal de contas podem-se ter muitas conhecidas grávidas por perto, mas cada gestação é única, particular, e cada uma tem necessidades diferentes.
Comentários



Fonte: http://beleza.wa3.com.br/corpo/massagem-para-gestantes.html#ixzz1Kf4UNEiW

Nenhum comentário:

Postar um comentário