sexta-feira, 1 de julho de 2011



7º Chakra - Coronário (Sahasrara)


Número de pétalas: 972
Mantra: KSHAM-AUM


Função: Irradiar a conciência humana para que ela se conecte com a Energia Divina, assimilando-a e canalizado-a para os demais chakras físicos

Cor: Branco dourado (12 pétalas centrais)
Violeta (960 pétalas restantes)
Palavra chave: Percepção
Glândula: Epífase (Pineal)
Localização: Topo da cabeça

Tratamento: O Chacra Coronário está localizado no topo da cabeça; está aberto para cima com um único vórtice, representa a compreensão e a ligação com energias superiores.
Está associado à conexão da pessoa com a sua espiritualidade e a integração de todo o ser físico, emocional, mental e espiritual.
Quando em equilíbrio permite-nos experiências muito pessoais, com sensações que vão além do mundo físico, criando no indivíduo o sentido de totalidade, de paz e fé dando um sentido próprio à sua existência.
A falta de equilíbrio nesse Chacra, acarreta a não compreensão da parte espiritual, tanto própria quanto alheia e, por conseguinte, uma visão materialista da existência. A pessoa não terá conexão com a sua espiritualidade e produzirá patologias tais como: insônia, enxaqueca, desordens no sistema nervoso, histeria, possessão, obsessão, neuroses e disfunções sensoriais, desconexão com a realidade, problemas mentais e de desiquilíbrios.



6º Chakra - Terceiro Olho (Ajna)


Número de pétalas: 96
Mantra: OM
Função: Responsável pela percepção
Cor: Azul escuro (indigo)
Palavra chave: Compreensão

Glândula: Hipófise (Pituitária)


Localização: Entre as sombrancelhas


Tratamento: Esse Chacra é responsável pela energia da parte superior da cabeça (acima do nariz), parte craniana, olhos e ouvidos. O Chacra frontal , ou Terceiro olho, se localiza no meio da testa, entre as sobrancelhas, logo acima do nível dos olhos; está aberto pela frente, tendo também um vórtice traseiro.
Representa a intuição, percepção Extra Sensorial, a vidência e a audiência no campo da paranormalidade. Quando em desarmonia pode deixarmos numa ficarmos numa situação confusa, em que as idéias e os conceitos não terão uma correspondência com a realidade, obstruindo nossas idéias criativas; ficamos sem raciocínio lógico e sem capacidade de colocar em prática nossos idéias.
Quando em desequilíbrio produz patologias tais como: rinite, sinusite, vícios de drogas, álcool, compulsões, problemas nos olhos (cegueira, catarata), surdez, concentração, dificuldade de enxergar a realidade das situações...


5º Chakra - Laríngeo (Vishuda)


Número de pétalas: 16
Mantra: HAM
Cor: Azul claro
Palavra chave: Comunicação

Glândula: Tireóide


Localização: No ângulo formado pelo encontro dos ossos da clavícula


Tratamento: O Chakra laríngeo é o Chakra da comunicação, da criatividade, do som e da vibração, da capacidade de receber e assimilar e relaciona-se com os sentido do paladar, audição e olfato.
Quando está equilibrado e harmonizado somos conscientes da responsabilidade de nosso desenvolvimento em todos os sentidos, desde as nossas necessidades materiais até espirituais.
Seu desequilíbrio produz patologias como: Suscetibilidade a infecções virais ou bacterianas (amigdalites, faringites), resfriados, voz, dores musculares ou de cabeça na base do crânio (nuca), congestão linfática, problemas dentários, problemas de comunicação (dificuldade em dar e receber) e endurecimento dos maxilares (bruxismo).



4º Chakra - Cardíaco (Anahata)


Número de pétalas: 12
Mantra: YAM
Função: Controlar as emoções
Cor: Verde ou Rosa
Palavra chave: Afetividade
Glândula: Timo

Localização: No peito, região toráxica, próximo ao coração.

Tratamento: Controle das emoções.
Esse Chacra é uma ponte de transferência de energia dos Chacras inferiores e superiores. É por onde passa toda energia que desejamos presentear aos outros.
Sua desarmonia produz patologias tais como: Síndrome do pânico, cãibras, palpitações, arritmia cardíaca, aumento de pressão, enfermidades dos pulmões, tensão, entre outros males.




3º Chakra - Plexo Solar (Manipura)


Número de pétalas: 10
Mantra: RAM

Função: Elaborar a confiança nos instintos e na voz interior (realização pessoal)

Cor: Amarelo
Palavra chave: Eu
Glândula: âncreas

Localização: Diafragma. Início da cavidade abdominal (boca do estômago)



Tratamento: Elaborar a confiança nos instintos e na voz interior (realização pessoal).
Esse Chacra comanda o estômago, a musculatura abdominal, fígado, vesícula, baço, pâncreas, secreções gástricas desordenadas e as disfunções das glândulas salivares. Se ele estiver desarmonizado, o sentimento de inferioridade poderá ser alimentado, e as capacidades mentais poderão diminuir, aumentando a confusão e o sentimento de insegurança, podendo produzir patologia, tais como diabetes, desordens digestivas, alergias, sinusite, insônia, além da separação entre amor e sexo.





2º Chakra - Umbilical ou Sexual (Svadhisthana)


Número de pétalas: 6
Mantra: VAM


Função: Onde são elaboradas as questões do cotidiano como: Desejos, manutenção das espécies, sensualidade, paixão e apegos materiais

Cor: Laranja
Palavra chave: Cotidiano
Glândula: Gônodas (glândulas sexuais masculino e feminino)

Localização: Região umbilical (2 cm. abaixo do umbigo), entre o osso púbico e o umbigo


Tratamento: Onde são elaboradas as questões do cotidiano como: Desejos, manutenção das espécies, sensualidade, paixão e apegos materiais.
É um Chacra fundamental, cuja correta atividade nos permite amar a vida, fazendo com que seja mais prazerosa. Se funcionar mal, pode transformar a vida num pequeno inferno pessoal que termina se refletindo nas pessoas com quem vivemos e nos relacionamos.
Bloqueios nesse Chacra freqüentemente resultam em sintomas físicos como doenças relacionadas com os fluídos do corpo (laringe, linfa, saliva, bílis) ou com órgãos processadores desses líquidos (rins, bexiga, glândulas linfáticas).



1º Chacra - Básico ou Raiz (Muladhara)

Número de pétalas: 4
Mantra: LAM

Função: Reger nossa capacidade de entrar na vida, escolhendo o que queremos e o que não queremos para nós. Ir a luta.

Cor: Vermelho
Palavra chave: Ativação
Glândula: Supra-renais

Localização: Na região compreendida entre o ânus e órgãos genitais (base da coluna




Tratamento: Musculatura das coxas, problemas sexuais e genitais, útero, trompas, ânus, hemorróidas, infertilidade, distúrbios harmonais, falta de coragem e problemas sanguíneos, todo o sistema ósseo. Rerepresenta a ligação do homem com a terra ou com o mundo material e físico, e está vinculado à nossa existência terrena, nossa sobrevivência


Bendita sejam suas mão iluminadas pelo Reiki!?


Fonte: www.reikitradicional.com.br

quinta-feira, 30 de junho de 2011

O que é Reiki




Reiki é a antiga arte de cura pela imposição das mãos. Redescoberta no Japão, no século XIX, pelo Dr. Mikao Usui, um monge cristão de origem japonesa. A tradição Reiki, porém, já era mencionada em sânscrito pelos antigos sutras da Índia, há mais de 2.500 anos.


Reiki é uma palavra japonesa que significa "Energia da Vida Universal". O espaço que nos envolve. O Universo vive impregnado de energia infinita e inesgotável. É esta energia, primordial e criativa, que nos mantém vivos.

O Reiki constitui, portanto, esta energia de cura natural, que passa a fluir de forma poderosa e concentrada pelas mãos do canal Reiki.

É bem simples se tornar um Reiki. Basta receber as iniciações e a transferência de energia de um Mestre Reiki autorizado. Todo o mundo sente como é fácil "reaprender" a usar esta energia, inclusive as crianças. Como se trata da Energia Divina, ela pertence a todos que estão dispostos a aceitar o "presente das mãos que curam".

Na verdade, todos nascemos com esta Energia de Vida Universal, cujo canal, no entanto, no decorrer da vida, começa a ficar bloqueado.

Rei significa "Energia Universal da Vida"

Ki também é a nossa própria energia vital, que flui através de tudo aquilo que vive.

Ki é conhecido pelos Cristãos como Luz, pelos hindus como Prana, pelos kahunas como Mana e pelos chineses como Chi. É também chamada energia vital, Bioenergia ou de Energia Cósmica. No sistema Usui de Reiki, a energia curativa é conduzida pela imposição das mãos de forma espontânea e descontraída. A imposição é realizada no próprio corpo ou em algum outro ser vivo.

A intensidade da energia transmitida varia de acordo com as necessidades daquele que a recebe. A energia Reiki atravessa toda e qualquer matéria, assim como tecidos, gesso, curativos, metais, etc...

O Terapeuta, servindo como canal, funciona como um transmissor de energia. Nada é retirado de sua energia pessoal. Pelo contrário, ao servir como canal, o Terapeuta também acaba sendo beneficiado e recarregado pela energia cósmica.

Na realidade, quando concedemos Reiki, somos bem mais que um mero canal. Nesta hora, "somos Reiki, somos a energia universal da vida". É o "Deus em nós" que realiza a verdadeira obra. Tanto o doador de energia quanto o receptor experimentam, durante o tratamento, a sensação de auto-cura. Qualquer pessoa que deseja a cura para si ou ofertá-la a outros, pode se tornar um canal de Reiki.

O Reiki não segue qualquer religião ou prática meditativa em particular, porém, fortalece a visão universal daqueles que o praticam.

A técnica do Reiki pode complementar tratamentos médicos como, por exemplo, massagens, acupressura, acupuntura, massagem reflexiva nos pés, quiropática, terapias respiratórias, drenagem linfática, psicoterapias, etc... Funciona bem em todo e qualquer lugar em que se realize com as mãos, já que as "mãos de Reiki" conseguem irradiar em todo lugar e a qualquer momento, enviando sempre energia curativa.

Assim, o Reiki constitui uma grande ajuda para todos os que se dedicam às profissões de cura, como médicos alopatas, médicos naturalistas, enfermeiros, acompanhantes de enfermos, massagistas, enfim, toda e qualquer pessoa que se dedique a curar outras pessoas.

Reiki ajuda a equilibrar o corpo e a mente e atua em todos os níveis: Físico, emocional, mental e espiritual. O Reiki incentiva a auto-cura, fortalece o corpo e o espírito, libera bloqueios, desintoxica, equilibra os chakras (centro de energia), harmoniza o indivíduo e não cessa nunca de fluir, em quantidades ilimitadas. Por meio do uso de Reiki a pessoa se transforma e experimenta um grande crescimento espiritual. Reiki representa a Graça Divina e constitui um presente sem limites.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), através do Decreto "Alma Ata" de 1962, criando a "The Open International University for Complementary Medicine", que estuda a medicina alternativa, reconheceu o Reiki como prática terapêutica alternativa válida.


A base de todas as religiões é cultural e antropológica. O Reiki, por trabalhar com a Energial Vital, que é natural e inerente a todo ser vivo, independente de religião ou crença.

Uma planta, um animal, os elementos água, terra, fogo e ar, a matéria e o éter, enfim, tudo que nos cerca e nos alimenta possui energia. Podemos aplicar o Reiki em todos, seja para cura e harmonia das pessoas, animais e plantas ou o meio físico em que vivemos. Porém, Reiki não é religião, e sim, uma forma de nos conduzirmos e conduzir melhor as energias que nos cercam.



--------------------------------------------------------------------------------


?Bendita sejam suas mão iluminadas pelo Reiki!?