quinta-feira, 12 de julho de 2012

DIETA PERIGOSA

Por Ana Flora Toledo
10/07/2012

Óleo de coco não emagrece e ainda traz riscos à saúde


A cada novidade que surge como método de emagrecimento, uma legião de pessoas querendo perder peso segue à risca as indicações. Recentemente, a moda se tornou o óleo de coco, que passou a ser indicado na web como uma arma poderosa no regime e aliado para diminuir o colesterol, prometendo ainda uma alta perda de gordura abdominal. Parecia perfeito, mas não passa de boato. E dos mais perigosos!



O complemento não só não emagrece como pode trazer diversos riscos à saúde. O alerta é da endocrinologista e presidente do departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) Rosana Radominski.



“Não existe comprovação científica de que o óleo de coco emagreça ou traga esses benefícios prometidos. Muito pelo contrário, ele nada mais é do que gordura saturada, que aumenta muito os níveis de colesterol ruim no organismo, provoca aumento do nível de triglicerídeos, sobrepeso e pode trazer problemas cardiovasculares e sobrecarga hepática a quem ingerir em altas quantidades”, explica a especialista.



Algumas páginas na internet aconselham a tomar quatro colheres do óleo por dia para ter o resultado desejado. As orientações preocupam a endocrinologista. “As pessoas têm tendência a se automedicar e isso é muito perigoso. Se você tomar essa quantidade indicada, estará ingerindo um índice absurdo de calorias, que só queimaria com mais de 6 horas de exercícios”.



Os médicos indicam o uso do óleo de coco apenas em casos específicos. Sendo uma gordura de absorção rápida, ajuda no tratamento de pessoas com alguns tipos de doenças, como alterações gastrointestinais. Para o uso comum, seria indicado apenas em substituição a outros óleos usados na comida, e mesmo assim, não é aconselhado. “O azeite é mais saboroso e óleos vegetais, como o de milho, fazem menos mal à saúde”, orienta Rosana.



Portanto, fica o alerta: não dá para acreditar em tudo o que se lê. “Quem acha que viu resultados e emagreceu por conta do óleo de coco se engana. Essa pessoa deve ter mudado sua alimentação e feito atividades físicas, como manda uma boa dieta, e agora acredita que o milagre foi do óleo de coco, mas não é verdade”, finaliza.


Fonte: http://www.bolsademulher.com/


domingo, 8 de julho de 2012






E aprender a dar um fim na gula...


por Nadia Rodman, RD



É sábado a noite. Você coloca seu DVD favorito, senta-se no sofá com um copo grande de refrigerante e um pacote do seu biscoito favorito. Um a um, você vai comendo primeiro o recheio e depois o biscoito. Agora, avance para duas horas mais tarde e você terá não apenas terminado de ver o filme como também comido todo o pacote. Um péssimo exemplo de como comer sem pensar.



Para mudar esse comportamento, primeiramente, devemos saber o que nos leva a comer demais. Aqui estão 10 dicas que podem ajudá-la a comer com mais consciência.



Dica Nº1 – MEÇA AS PORÇÕES



Se você estiver medindo as porções a olho, você pode estar subestimando o quanto você está comendo de verdade. Isso pode ser exatamente o que está acabando com seus esforços para emagrecer.



Dica Nº2 – UM PACOTE NÃO É 1 PORÇÃO



Não importa se está comendo salgadinho, sorvete, biscoitos ou castanhas. Se você estiver comendo diretamente da embalagem, você comerá mais do que imagina.



Dica Nº 3 – EVITE DISTRAÇÕES



Se você come enquanto trabalha no computador ou assiste TV, está sendo distraída o tempo todo com outra atividade além da refeição, o que abre uma brecha para a gula.



Dica Nº4 – MELHORE SEUS HÁBITOS



Não é que você nunca deve comer enquanto assiste TV. Mas, de preferência, deve fazer com que a escolha de hábitos saudáveis transforme-se em um novo hábito. Antes de ir ao cinema, por exemplo, coma um lanche saudável ou leve seus próprios doces, pipocas e balas ao invés de comprar a porção vendida no local.



Dica Nº5 –TAMANHO É DOCUMENTO



Se você come numa embalagem maior, está, provavelmente, comendo de 20% a 30% a mais do que gostaria. O mesmo acontece com os tamanhos dos pratos. Se você comer em pratos grandes, pode estar exagerando nas porções.



Dica Nº6 – COMA COM PESSOAS QUE FAZEM DIETA



Estudos mostram que pessoas que comem com colegas que têm tendência a comer demais, também estão propensas a fazer o mesmo. Por outro lado, se você comer com pessoas que se alimentam de forma mais equilibrada, você está mais propensa a frear seus impulsos. Por isso, tente fazer refeições com pessoas que têm os mesmos objetivos que você.



Dica Nº7 – IMAGEM É TUDO



Alguns estudos descobriram que, simplesmente pensar em comida, nos dá fome. Isso quer dizer que, aquele prato de doce em frente a sua mesa é, provavelmente, a causa da sua vontade constante por doces.



Dica Nº8 – 0% GORDURA NÃO É 0% CALORIA



Às vezes, as pessoas pensam que porque um alimento é livre de gorduras, podem exagerar. Errado. Ingerir excesso de calorias, de qualquer forma, causará ganho de peso.



Dica Nº9 – DIGA NÃO AOS ALIMENTOS HIPERCALÓRICOS



Apesar de os sucos e vitaminas serem geralmente saudáveis, não são boas escolhas para a sua dieta. As calorias líquidas não satisfazem tanto quanto as sólidas. Se você quer tomar um suco, tenha certeza de consumir uma quantidade razoável. Castanhas, nozes e todos os alimentos oleaginosos, assim como os sucos, são escolhas hipercalóricas. A dica é o controle. No entanto, se você está tentando perder peso, frutas frescas são sempre melhores do que os sucos.



Dica Nº10 – COMIDAS QUE SATISFAZEM



Alimentos de volume grande e poucas calorias irão satisfazê-la mais rápido e por mais tempo. Vegetais ricos em amido são bons exemplos de alimentos repleto de nutrientes, mas com poucas calorias.

Fonte: http://www.curves.com.br/