segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Refrigerante: Porque não devemos tomar?
1 copo 200 ml contém 2 colheres de sopa de açúcar
O açúcar é um alimento que dá uma falsa informação de que o corpo está recebendo nutrientes, fazendo com que o corpo mobilize uma série de enzimas (feitas a partir de vitaminas) para
“ aproveitar” a suposta energia vinda do açúcar. Só que o açúcar não tem nada de vitaminas, minerais ou qualquer outro nutriente, então o que acontece? O corpo só acumula sob forma de gordura, além de queimar vitaminas e minerais que o corpo contém. Resumindo, o açúcar desnutre e intoxica no lugar de alimentar.
Versão sem açúcar:
A versão diet ou zero dos refrigerantes costuma oferecer mais cafeína, e quanto mais cafeína, mais adrenalina e para manter níveis adequados de glicemia com tanto estímulo o cérebro passa a “pedir” mais carboidratos e açúcar, formando um círculo vicioso.
Contém vários adoçantes que nada contribuem para nossa saúde, vão provocar a queima de vitaminas e minerais para sua eliminação pelo organismo.
Contém ácido fosfórico que compete com o cálcio reduzindo sua absorção, podendo comprometer a manutenção da massa óssea, o que é péssimo para as mulheres quando chegar a menopausa.
Apresenta um teor altíssimo de sódio, o que causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio. Falta de magnésio na circulação leva a maior formação de gordura corporal.
Águas com gás e sabor
Se está pensando em substituir o refrigerante por estas águas com sabor que tem sido a vedete do momento, pode esquecer elas contém grandes quantidades de sódio na sua composição. BASTA LER O RÓTULO.
PARA REDUZIR O CONSUMO sugiro o seguinte procedimento:
Suba em uma balança e pese-se, descreva como se sente neste dia (disposição física, intestino, pés e mãos, bem estar geral)
A partir deste dia, substitua todo o consumo de refrigerante por água, água de coco, suco sem adição de açúcar, chás de ervas, chá de mate gelado. Adoce com stévia para deixá-lo mais saboroso.
Após 7 dias pese-se novamente na mesma balança e anote como se sente
Se valeu a pena, continue evitando refrigerantes, deixando para tomar apenas em momentos especiais e nos quais não tem outra opção.
Fonte: www.maribel.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário