Definir horários para as refeições ajuda a regular o metabolismo
Ajuda o nosso relógio biológico e adaptar o nosso apetite e nossafome em algumas semanas é necessário estabelecer um padrão consistente de alimentação. Para isso, você deve fazer registros alimentares e rever o que e como você come.
Procure entender não somente os tipos de alimentos que escolhe, mas também a forma como distribui seu consumo ao longo do dia. As pessoas que omitem as refeições são muito mais propensas a consumir uma maior quantidade de comida durante todo o dia especialmente no fim da tarde e à noite.
Comece o a mudar os seus hábitos na primeira refeição. Tome o café da manhã mesmo que você não tenha fome neste horário e depois disso distribua as suas refeições ao longo do dia, levando pequenos lanches para comer quando sentir fome, mas estabeleça horários para "beliscar". No fim do dia, realize um jantar moderado e sem exageros.
Você perceberá que entre duas a três semanas seu relógio do apetite estará regulado. Se você escolher os alimentos corretos, notará um aumento de energia e de vigor mental. Evite as opções com alta concentração de açúcar, como a maioria dos doces, pois estes alimentos promovem um aumento inicial de energia, e trazem sonolência nas horas seguintes.
Você sabe o que significa comer com consciência e reconhecimento? Significa que você deve comer não apenas para o coração, mas também com o coração, ou seja, com calma, em ambiente tranqüilo e em boa companhia. Comer em situações de estresse, com raiva e em meio a discussões, são experiências associadas ao aumento dos fatores de risco de doenças.
Lembre-se: quando você come conscientemente, você escolhe somente os alimentos mais saudáveis, e controla a sua alimentação. O modo mais óbvio para deixar se alimentar sem pensar é comer apenas quando você estiver prestando atenção na comida.
De preferência faça somente refeições e lanches planejados. Além da água, nada deve entrar na sua boca em qualquer momento. Antes de comer você deve olhar para a o prato, sentir seu aroma, e só então saborear a comida. Esse simples exercício nos ajuda a prestar atenção no que sempre fazemos de forma inconsciente.
Conteúdo por:
Rosana Farah
Especialidade: Nutrição
"As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."
Fonte: Minha Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário