Começam a soar os alarmes para o verão. É hora de correr para a malhação e entrar na dieta para mudar a alimentação. Para emagrecer é preciso que o corpo queime calorias. Logo, é preciso acelerar o metabolismo para queimá-las e evitar o acúmulo de gordura. É justamente aqui que entram os alimentos termogênicos, que chegam para auxiliar esse processo, pois aumentam a temperatura do corpo propiciando que o organismo gaste mais energia e consequentemente, queime a gordura armazenada. Encabeçando essa lista estão a pimenta, o gengibre e canela, que ao serem consumidos no dia a dia, associados a uma dieta saudável, são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia.
“A capsaicina, o princípio ativo da pimenta vermelha é a responsável pela sensação de ardor, mas também tem efeito antiinflamatório, antioxidante, capacidade de liberar endorfina, além de ser uma substância estimulante do metabolismo.” Explica a nutricionista Brenda Aguiar. Um estudo da Universidade Católica do Rio Grande do Sul comprovou que a pimenta diminuiu em torno de 45% do colesterol nos teste aplicados, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Já que nem todo mundo curte comida picante, consumir meia colher de chá por dia misturada aos demais alimentos já basta.
Já a canela possui importantes propriedades medicinais, pelos seus benefícios para reduzir triglicerídeos e colesterol no sangue. Menos da metade de uma colher (chá) do ingrediente por dia diminui em 20% o nível de açúcar no sangue, reduz entre 7% e 27% o colesterol e baixa os triglicérides entre 23% e 30%. O hábito de mexer o chá com pau de canela já ajuda. Ela impede que o excesso de carboidratos consumidos se transforme em ácidos graxos, depositados no tecido adiposo e, por conseqüência, diminuindo o risco de sofrer arterioscleroses.
Conhecido com um dos melhores fitoterápicos do mundo, o gengibre é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite e também tem efeito termogênico, permitindo a aceleração do metabolismo, queimando calorias. Um pouco de gengibre ajuda a bloquear os gases produzidos por alguns alimentos como a ervilha.
“Consumir estes alimentos antes de praticar atividade física, garante uma queima de gordura maior ainda, porque ele vai potencializar a queima que já aconteceria normalmente durante a prática do exercício.” Afirma a nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário